Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE TURISMO DE BRASIL NOVO SÃO NOMEADOS

A Prefeita Marina Ramos Sperotto assinou na tarde desta terça-feira (08) o decreto de número 430/2015 que nomeia o Conselho Municipal de Turismo de Brasil Novo - CMTBN para o mandato do biênio 2015-2017. Com a criação, CMTBN o Município dá um passo importante na organização da economia do turismo valorizando as potencialidades existentes em seu território. O CMTBN tem papel fundamental discutindo e deliberando de perto a condução da política pública municipal de turismo. 
Expedito Cândido - Coord. de Cultura
Para o senhor Expedito Cândido, Coordenador de Cultura de Brasil Novo, que esteve representando a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, o investimento no turismo é uma forma de mostrar as belezas existentes no município e na região – “Temos que mostrar nossas riquezas naturais para o mundo e passarmos a sermos mais conhecido ainda no mundo por nossas coisas positivas”. – disse o ele.
Zelma Campos e a Prefeita Marina Sperotto
A Senhora Zelma Luzia Campos agradeceu a Prefeita Marina Sperotto pela, segundo ela, oportunidade dada de criar um marco na economia do município – “É uma satisfação muito grande, Prefeita Marina, essa oportunidade que a senhora está me dando a minha pessoa profissional enquanto gestora ambiental que estou ao criar um fato histórico na economia deste município. Porque a partir desse exato momento a senhora deixa um legado a esse povo que ninguém nunca poderá apagar que é dar visibilidade e reconhecimento às potencialidades turísticas existentes nesse município e dizer ao mundo que Brasil Novo está preparado para alçar novos voos no fortalecimento da economia dos seus munícipes”. – disse Zelma Campos Secretária Municipal de Meio Ambiente.
Prefeita Marina Sperotto
A prefeita Marina Sperotto falou da importância do Conselho Municipal de Turismo – “Hoje estamos dando um passo importante no que diz respeito à valorização do turismo em nosso município e isso só está sendo possível porque estamos trabalhado juntos, pois nada se consegue sozinho. Essa tarde esta sendo marcada em nosso município porque estamos dando um rumo novo sendo dado a Brasil Novo que é a valorização e o incentivo ao turismo local e junto com vocês, vamos dizer e mostrar ao mundo que estamos pronto para receber nossos turistas”. – afirmou Marina Sperotto.
O Recém formado Conselho, deverá aprovar em breve o Plano Municipal de Turismo que já esta em faze de construção.

O Conselho Municipal de Turismo ficou representado da seguinte forma:

Secretaria Municipal de 
Esportes, Cultura e Turismo - SECULT: Titular: Expedito Aparecido Cândido e o suplente Alessandro Novais de Lima.
Secretaria Municipal de Administração e Finanças - SEMAF: Titular: Alex Fábio Sales do Nascimento e a suplente Francisca das Chagas Silva Felício
Secretaria Municipal de Educação - SEMED: Titular: Aurenice Almeida Franco e o suplente Eurípides José dos Santos.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA: Titular: Zelma Luzia Campos e a Suplente Lidiane da Silva Mota.
Secretaria Municipal de Agricultura e Mineração – SEMAM: Titular: Dieison Cardoso Faria e o suplente Fernando Rocca de Araújo
Rede Turística do Município: Titular: Francisco Eduardo Modesto da Silva e o suplente Mair Furtado de Araújo.
Rede Hoteleira do Município: Titular: Tércia Acácio de Araújo Silva e a suplente Agda Magali de Queiroz.
Trabalhadores do Seguimento do Município: Titular: Erika Kelliane Gonçalves da Silva e o suplente Wender Cesar Domingo Alves.
Associação de Moradores de Bairros, Vilas ou Comunidades: Titular: Thelly Jessie Costa Moreira e a suplente Eziana Sousa Soares.
Concessionários de transportes Públicos Municipal: Titular: José Garcia de Sousa e o suplente Roberval Alves da Silva.

Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: Ascom/PMBN

quinta-feira, 11 de junho de 2015

SEMMA DE BRASIL NOVO REALIZA SEMINÁRIO DE READEQUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS

BRASIL NOVO, UM MUNICÍPIO DESEMBARGADO NA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO XINGU.

O Município de Brasil Novo, localizado na Região de Integração do Xingu, no oeste Paraense, se encontra na situação de município desembargado pelo Ministério do Meio Ambiente e Programa Municípios Verdes sob monitoramento e Controle. Isso se deu graças aos esforços do Governo Compromisso com o Povo e a Dedicação da Secretária de Meio Ambiente, Zelma Luzia Campos e de sua equipe de trabalho.
No evento realizado no dia mundial do Meio ambiente, 53 produtores rurais do município receberam a Licença Ambiental – LAR para as atividades agrícolas, o que para a Senhora Maria Maranhão, o Senhor Antônio da D20 da Comunidade Capembas e o Senhor Weberton Silva Mota da Vicinal 19 em Brasil Novo, o ato representa um salto importante na qualidade da produção e aproveitaram para a gradecer à SEMMA e ao Governo Compromisso com o Povo - “O Mérito é toda da Secretária Zelma Campos e da Prefeita Marina que tiveram a coragem de assumir o compromisso ambiental e tiraram o município do embargo e isso é bom para o município e bom pra nós que precisamos trabalhar” – disse Dona Maria Maranhão.
Sec. de Agricultura
Fernando Rocca
O Secretário de Agricultura do município, Senhor Fernando Rocca, disse que o fato de Brasil Novo está fora do embargo e os proprietários rurais estarem recebendo suas Licenças representa um salto na economia do município – “Esse é o momento em que a gente consegue legalizar o produtor rural para que e ele possa comercializar seu produto de forma legal no que diz respeito à questão ambiental e isso é uma agregação de valores do produto de nossos produtores”. – ressaltou o Secretário.
Zelma Luzia Campos - SEMMA
A Secretária de meio Ambiente, Senhora Zelma Luzia Campos, disse que o ato de entrega das licenças ambientais para a atividade representa um valor de agregação de valores na produção e da propriedade e consequentemente valoriza a economia do município e que a parceria entre a secretaria e o produtor é muito importante – “O produtor ganha muito com a legalização de suas atividades rurais, pois é uma forma de aglutinar valores à propriedade e 53 fazendas com LA é um impacto positivo e um salto de qualidade em Gestão Ambiental do território Brasilnovense”, – Relatou Zelma Luzia Campos que aproveitou para lembrar que o prazo para a legalização das propriedades termina no dia 31 de agosto de 2015.
Sandro Santos - SEMAF, Prefeita Marina Sperotto, Zelma Campos - SEMMA
e 0 Vereados Presidente da Câmara - Weder Makes Carneiro (Pirica)
A Perfeita Marina Ramos Sperotto agradeceu à todos que estiveram juntos na luta pelo desembargo das propriedades rurais de Brasil Novo, e disse que seu desejo é ver o município com uma economia forte que gere emprego e renda para todos – “Não conseguimos nada sozinho é preciso que estejamos sempre de mãos dadas para o bem de nosso município. O que eu quero e que desejo é ver Brasil Novo com uma economia forte que gere emprego e renda para todos”. – disse a Prefeita.
Em 2008, Brasil Novo tinha 80% de desmatamento,  quando foi embargado apresentava um passivo ambiental de 41% com apresentando 49% apenas de mata preservada e é em cima dessa preservação que os trabalhos vem sendo realizados e no início da força tarefa para o desembargo o percentual de desmatamento já era de apenas 12% e o objetivo é chegar ao desmatamento Zero no Território do Munício.

Por: ASCOM/PMBN

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PROJETO IRÁ RECUPERAR E REFLORESTAR ÁREA DE NASCENTE DE POÇO EM BRASIL NOVO

Aconteceu na última quarta-feira mais uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente CMMA para discutir os avanços e os entraves das atividades de combate ao desmatamento e os enfrentamentos das questões ambientais em Brasil Novo. 


Na reunião estiveram presentes os Representantes da Empresa Vida Ser, Contratada pela Norte Energia pra Trabalhar com a Educação Ambiental, onde eles apresentaram as ações desenvolvidas no município em parceria com o Governo Municipal, através da SEMMA, em 2014. Na oportunidade também foi apresentado o Projeto de Recuperação da Nascente do Poço Amazonas, do Bairro centro. Técnicos da Semma apresentaram o perímetro e situação atual da nascente do poço. A érea será cercada e reflorestada com espécies regionais.

Por: ASCOM/PMBN

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

BRASIL NOVO PODERÁ SE TORNAR O PRIMEIRO MUNICÍPIO DA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO XINGU A TER O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

BRASIL NOVO: O PRIMEIRO MUNICÍPIO DA REGIÃO DE
INTEGRAÇÃO DO XINGU A TER O PLANO
MUNICIPAL DE SANEAMENTO
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) no Auditório da Prefeitura de Brasil Novo, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Planejamento, Limpeza Pública, Secretaria Municipal Meio Ambientes, da Procuradoria do Município e Empresários locais com o objetivo de concluir Plano Municipal de Saneamento. 

Empresários discutem Plano Municipal de Saneamento
Com a conclusão do Plano, o Município se tornará o primeiro município da Região de Integração do Xingu a ter o Plano finalizado e aprovado em Lei Municipal.

O Plano tem como principal objetivo, de dar subsídio para a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, conforme a apresentação do Plano. 

Zelma Campos - SEMMA, fala sobre o Plano Municipal
de Saneamento
A Secretária Zelma Campos disse em entrevista durante uma reunião do dia 14 deste mês, que a ausência deste Plano implicará na incapacitação do Município na captação de recursos para financiar essas ações – “A ausência destes instrumentos implica direto na captação dos recursos financeiros para fazer as fontes de financiamento para a gestão dos resíduos sólidos, da água potável, do abastecimento das comunidades urbanas e rurais e do lançamento de esgotos. Os municípios que não tem esse Plano Municipal não pode captar recursos do Governo Federal e nem do Governo Estadual para implementar essas Políticas que é uma direito do Cidadão.” – Explicou Zelma Campos.

Por: Ascom/PMBN

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

BRASIL NOVO: Governo Discute Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Reunião Plano Municipal de Meio Ambiente 
A Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo – SEMMA e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Planejamento, Limpeza Pública, Secretaria Municipal Meio Ambiente e da Procuradoria do Município. O objetivo foi apresentar a minuta pré-elaborada do Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A apresentação foi feita pela Empresa Doc Ambiental, contratada pela Norte Energia para assessorar o município na criação dos Planos.

Zelma Luzia Campos - SEMMA como procurador
do Município Dr. Júnior Luiz da Cunha
De acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Srª. Zelma Luzia Campos, a criação dos Planos discutidos está previsto em Lei Federal cujas exigências da lei devem ser respeitadas, pois busca o planejamento e execução de ações que promovam sustentabilidade ambiental refletindo na qualidade de vida de toda a população. – “O Município de Brasil Novo está fazendo um esforço muito intenso diante de todas as Secretarias, tem um grupo criado que está buscando fazer o cumprimento de uma exigência do Governo Federal para ter em Brasil Novo o Plano Municipal de Saneamento. O Município já estava na frente com o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e, agora com a assessoria da Doc Ambiental com o apoio da Norte Energia, está sendo possível juntar os esforços do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e consolidando com as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento à luz da legislação federal e será mandado para a Câmara de vereadores para que seja votada a matéria que se transformará em Lei Municipal”. – Comentou a Secretaria.

Técnico da Doc Ambiental Apresentou o Plano
O principal objetivo dos Planos em discussão é de dar subsídio para a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, conforme a apresentação do Plano. Ainda de acordo com a Secretária Zelma Campos, a ausência destes, implicará na incapacitação do Município na captação de recursos para financiar essas ações – “A ausência destes instrumentos implica direto na captação dos recursos financeiros para fazer as fontes de financiamento para a gestão dos resíduos sólidos, da água potável, do abastecimento das comunidades urbanas e rurais e do lançamento de esgotos. Os municípios que não tem esse Plano Municipal não pode captar recursos do Governo Federal e nem do Governo Estadual para implementar essas Políticas que é uma direito do Cidadão.” – Explicou Zelma Campos.

Por: Ascom/PMBN