Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

BRASIL NOVO É O ÚNICO MUNICÍPIO DO ESTADO DO PARÁ A IMPLANTAR O FÓRUM MUNICIPAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O Governo Compromisso com o Povo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo, realizou manhã de sexta-feira (17) o lançamento do Primeiro Fórum Municipal de Mudanças Climáticas. O Evento aconteceu no auditório da Prefeitura
Brasil Novo passa a ser o único do estado do Pará a implantar o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, formado por representantes da Sociedade Civil através das ONGs, Sindicatos e Associações e que servirá como ferramenta norteadora das políticas públicas ligada às mudanças climáticas em seu território.  
Estiveram presentes ao lançamento do Primeiro Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Brasil Novo, Representantes do Governo do Estado, representante do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) que também compõe Fórum, a Prefeita Marina Sperotto o além de ONGs, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.  O evento é parte da luta do município em superar as metas ambientais e permanecer no desembargo de forma que possa facilitar aos proprietários rurais o acesso à linhas de créditos e consequentemente a valorização da produção e da propriedade.

PREFEITA MARINA SPEROTTO RECEBE EM BELÉM, PRÊMIO POR BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM BRASIL NOVO


Marina Sperotto recebe prêmio durante cerimônia em Belém
O Prêmio foi concedido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM através do Programa de Qualificação e Gestão Ambiental.
A Prefeita Marina Ramos Sperotto, gestora do município de Brasil Novo recebeu na noite de terça-feira (21), em uma cerimônia realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes em Belém, o Gestão Ambiental no Bioma Amazônia concedido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM através do Programa de Qualificação e Gestão Ambiental. 
Prefeita Marina Sperotto e a Sec. Zelma Campos
comemoram ao receber prêmio por boas
práticas ambientais
O Projeto premiado tem o 
objetivos de Recuperar a Bacia hidrográfica do Rio Jauruçu ao longo do projeto; Poder acessar o Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas - ANA, iniciativa que estimula práticas conservacionistas para água e solo em propriedades rurais para revitalizar bacias hidrográficas; Posteriormente, estender a prática á outras sub-bacias da região.
Jornal O Liberal destaca Prêmio em Gestão Ambiental
Além do Projeto de Brasil Novo mais três propostas paraenses foram premiadas por apresentarem boas práticas de conservação ambiental: Bragança, com o Projeto Sala verde Caeteuara, Formar Floresta do Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB com sede em Belém e Governança Socioambiental do Marajó do Instituto Floresta Tropical. 
A notícia, que já havia sido publicada pelo Blog Brasil Novo Notícia na sua edição de 31 de maio deste ano, ganhou uma página na edição desta quarta-feira de “O LIBERAL”, Conceituado jornal do estado do Pará.

Por: Valdemídio Silva
Fotos: Semma/Brasil Novo

segunda-feira, 13 de junho de 2016

BRASIL NOVO GANHA NOTORIEDADE NACIONAL AO SER PREMIADO PELA PRÁTICA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL E INCENTIVO DESTINADO À CONSERVAÇÃO


A equipe da Guanabara Brazil Comunicação fará
um documentário sobre as potencialidades de
Brasil Novo na luta pela preservação ambiental
Brasil Novo tem se tornado referência nacional no combate ao desmatamos e conservação ambiental e por isso foi premiado, em maio deste ano, com o Prêmio o “Gestão de Ambiental no Bioma Amazônia” pela prática de Produção Sustentável e Incentivo destinado à Conservação. O Município foi destaque entre as 140 práticas inscritas para concorrer ao prêmio e venceu na categoria “produção Sustentável e Incentivo Destinado à Conservação” na modalidade Governo Municipal com o Projeto Conservador das águas de Brasil Novo. O Prêmio abriu novas portas e Brasil Novo será mostrado em um documentário produzido pela Agência Guanabara Brazil Comunicação.
A equipe da Guanabara Brazil Comunicação esteve em Brasil Novo no último fim de semana onde gravaram imagens de pontos com Potencial Turísticos e gravaram entrevistas com pessoas ligadas produção agrícola com sustentabilidade. No documentário que será lançado em Breve Programa de Pagamento Ambiental – PSA que faz parte do Projeto Conservador das Águas onde o principal objetivo é a Recuperação da Bacia hidrográfica do Rio Jauruçu de forma a estimular as práticas de conservação da água e do solo em propriedades rurais revitalizando as bacias hidrográficas do município.
Sr. Ismael, Técnico da CEPLAC em Brasil Novo disse que é
necessário 
a união entre o poder público e os
agricultores no combate ao desmatamento
Para o Sr. Ismael, Técnico da CEPLAC em Brasil Novo e membro do Grupo de Combate ao Desmatamento no município, a luta contra o desmatamento necessita da união de forças entre o poder público e os proprietários rurais – “nada se faz sozinha e por isso que a união entre o poder público e os agricultores é importante para que os resultados desta luta pela conservação do meio ambiente sejam favoráveis e venham com maior brevidade possível” – disse ele.
 A agricultora Nice Ferreira Neres disse sentir-se
feliz em poder contribuir com o projeto
A agricultora Nice Ferreira Neres disse sentir-se feliz em poder contribuir para que o projeto alcance o sucesso desejado – “Preservar as matas na beira do rio é bom para todo mundo e é bom a gente participar dessas coisas e estou feliz em poder dar a minha contribuição” – argumentou Dona Nice.
A Secretária Zelma Campos falou da satisfação em ver
que Brasil Novo ganha notoriedade pelas boas práticas
de conservação do meio ambiente
Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo, este é um importante momento para o município – “Brasil Novo vem lutando de forma incansável no que diz respeito às praticas sustentáveis e de combate ao desmatamento e este momento vem coroar as esforços do grupo e estamos muito felizes em ver que Brasil Novo ganha notoriedade pelas boas práticas de conservação do meio ambiente” – comentou a secretária.

Por: Valdemídio Silva

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Brasil Novo Recebe Prêmio o “Gestão de Ambiental no Bioma Amazônia”

Brasil Novo Recebe Prêmio o “Gestão de Ambiental no Bioma Amazônia” pela prática de Produção Sustentável e Incentiva destinada à Conservação.
Entre o total de 140 práticas inscritas para concorrer ao prêmio em cinco categorias e em 10 Modalidades principais, das quais 60 foram habilitadas, Brasil Novo se destacou e recebeu o Prêmio Máximo na categoria “produção Sustentável e Incentivo Destinado à Conservação” na modalidade Governo Municipal com o Projeto Conservador das águas de Brasil Novo.
O Programa de Pagamento Ambiental – PSA, prática premiada e regularizada com pioneirismo pelo município de Brasil Novo através da lei Nº 192 que dispõe acerca da criação do Projeto Conservador das Águas e autoriza o Poder Executivo a prestar apoio financeiro aos proprietários rurais, criada em 20 de novembro de 2014, cujo objetivos são de Recuperar a Bacia hidrográfica do Rio Jauruçu ao longo do projeto; Poder acessar o Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas - ANA, iniciativa que estimula práticas conservacionistas para água e solo em propriedades rurais para revitalizar bacias hidrográficas; Posteriormente, estender a prática á outras sub-bacias da região.
O Premio foi concedido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM através do Programa de Qualificação e Gestão Ambiental.
Por: Valdemídio Silva