Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

QUATRO PROPRIEDADES RECEBEM TERMOS DE DESEMBARGO DO IBAMA EM BRASIL NOVO

Prefeita Marina Sperotto com proprietários rurais
e equipe da SEMMA
Os proprietários de quatro propriedades rurais de Brasil novo receberam na manhã desta terça-feira (23), o termo de desembargo do IBAMA. As propriedades haviam sido embargadas durante a Operação Arco de Fogo deflagrada peloIBAMA Polícia Federal e da Força Nacionalna Região da Transamazônica e Xingu em 2010 quando o município passou a compor a lista dos municípios com maior índice de desmatamento. A ação só chegou ao fim, depois da assinatura de um termo de ajustamento de conduta entre o Governo do Estado, o Ministério do Meio Ambiente e a Ministra Chefe da Casa Civil, na época Dilma Roussef atual presidente da república.

A Sec. Zelma Campos disse  que ainda há muito
trabalho a ser feito
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Zelma Campos se disse sentir cumprida parte de sua missão, mas que muito ainda deverá ser feito – “Estamos fazendo nossa parte e neste momento sinto que parte de nossa missão à frente da Secretaria de Meio Ambiente, e com o apoio irrestrito da Prefeita Marina, está sendo concretizado, mas ainda temos muito trabalho a fazer e o faremos da melhor forma possível com muita transparência e respeito ao meio ambiente e ao homem do campo”. – Completou a Secretária.

Prefeita Marina entregando documento
ao ex Prefeito josé Carlos Caetano
Durante esses dois anos de mandato do Governo Compromisso Com o Povo, luta pelo desembargo destas propriedades tem se tornado prioridade. Os investimentos na infraestrutura e em Recursos Humanos tornou possível o município dar seu primeiro passo que foi de alcançar o cadastramento Ambiental de no mínimo 80% de sua área e hoje Brasil novo se tornou referência Ambiental para o resto do País e para o mundo ao ganhar destaque nas principais mídias jornalísticas pelo esforço na luta pela preservação do meio ambiente.

Prefeita Marina entregando o documento
do Sr. 
Dvanildo João Areia
A prefeita Marina Sperotto parabenizou aos proprietários rurais pela conquista e pediu empenho de todos para que o município continue crescendo e não voltem a ser embargados novamente – “Os proprietários que receberam o termo de desembargo estão de parabéns e agora é trabalhar de fora correta de maneira que tanto eles quanto o município continue crescendo e não voltem e ser embargado porque isso tem refletido muito em nossa economia e na própria imagem de Brasil Novo”. - Analisou a Prefeita.

Prefeita Marina entregando documento
ao Sr. 
Waldir Sperotto
Em uma cerimônia simples realizada no Gabinete da Prefeita Marina Ramos Sperotto, os senhores Waldir Sperotto, Dvanildo João Areia, José Carlos Caetano e Joel Sperotto, proprietários das quatro primeiras propriedades a ser desembargadas, receberam os Documentos que lhes dará o direito ao uso da terra e abre oportunidades para ampliação dos negócios, uma vez que embargadas as propriedades, os produtos de origem das mesmas não poderiam ser comercializado.


O Sr. Joel Sperotto também recebeu o termo de desembargo do IBAMA

Por: ASCOM/PMBN

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BRASIL NOVO GANHA DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL PELA LUTA CONTRA O DESMATAMENTO


Equipe da Semma na finalização de Treinamento
O Comércio da produção Rural de Brasil Novo chegou a ser embargado em 2008 pelo fato de o município ter sido incluído na lista dos desmatadores da Amazônia prejudicando a economia local que é baseada na agricultura familiar e na pecuária extensiva. Além do cacau, Brasil Novo abastece as cidades próximas com carne e hortifrúti e o fato de o município está na lista de embargo mantinha a economia freada.

Sec. Zelma Campos e Técnicos da Semma discutem
ações no município
Na tentativa de reverter a situação, o município assinou um pacto com o MPF, por meio do Programa Municípios Verdes, se propondo a diminuir o desmatamento que naquele ano chegava a 40% da extensão do município e apenas 47% das propriedades estavam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Pacto previa a inserção de 80% das propriedades rurais no CAR e o objetivo foi alcançado em apenas 180 custeado integralmente com recursos próprios com um valor de cerca de R$ 400 mil, uma fatia expressiva para o orçamento da cidade, de R$ 1,5 milhão por mês. As ações começaram em março de 2013 e a portaria excluindo o município da lista foi assinada em outubro do mesmo ano. O embargo também ajudou a população a entender a necessidade e as vantagens da produção sustentável, apesar da região ser considerada uma fronteira agrícola. "O rótulo de que os produtos não tinham boa procedência tinha impacto na economia local", diz Zelma.

Ex-Candida à Presidência da República Marina Silva
destaca Brasil Novo pelo trabalho de combate ao
desmatamento em sua rede social
O trabalho de combate ao desmatamento no município tem sido destacado por políticos importantes e na mídia nacional. O exemplo disso foi uma reportagem exibida no programa Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão no dia 13 de novembro deste ano e uma postagem recente no facebook feito pela ex-candidata à presidência do Brasil Marina Silva.

Brasil Novo vem se destacando nas discussões ambientais e na luta pelo desembargo das propriedades rurais, e 2 delas foram desembargadas pela Superintendência do IBAMA – PA no dia 24 de novembro. O trabalho incansável da equipe da SEMMA e o desembargo destas propriedades já têm reflexos positivos na economia local. Os resultados obtidos por Brasil Novo são únicos na região do Xingu, e o município tem si tornado uma referencia Nacional.

 Por: Ascom/pmbn